quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Semana Pedagógica


Oficinas

Cultura  Afro

No inicio da oficina foram apresentados alguns personagens populares da história dos negros no Brasil como: Zumbi dos Palmares, Chica da Silva, Cartola, entre outros.
As meninas falaram também sobre o Museu afro brasileiro localizado em São Paulo que guarda um acervo com mais de cinco mil obras dos universos culturais africanos e afro-brasileiros.
Na segunda parte da oficina aprendemos a confeccionar máscaras africanas e a Abayomi, símbolo de resistência e tradição feminina. Essas bonecas eram feitas pelas africanas nos navios quando eram transportadas para o Brasil para serem escravizadas. As mulheres rasgavam retalhos de suas saias e faziam as bonecas que serviam como amuleto de proteção.
Ao final foi realizada uma roda de conversa falando sobre a importância da valorização da cultura afro nas escolas e em seguida degustamos um lanche com algumas guloseimas tradicionais africanas.


Sensações

Foram realizadas algumas atividades nas quais o objetivo estimular sensações visuais, auditivas, olfativas, sensitivas.
Sentimos e tentamos identificar diferentes aromas, ouvimos alguns sons, experimentamos o doce, o salgado, o azedo e o amargo e apalpamos alguns objetos dentro de uma caixa tentando adivinhar o que era.
A parte mais divertida foi quando recebemos uma pedra de gelo gigante e cavoucamos  encontrando alguns objetos.
A oficina foi muito interessante e divertida e no final ainda ganhamos um geladinho para saborear e lembrar dos tempos de infância.


Alimentação saudável

Ao chegarmos já de inicio recebemos um lanche. Um salgadinho industrializado e um suco daqueles de pacotinho. O que causou certo estranhamento, pois o lanche não parecia nada saudável.
Em seguida assistimos uma entrevista que tratava sobre reeducação alimentar, e aprendemos um pouco sobre as hortas e até plantamos uma mudinha de rúcula e recebemos um livro.
Por último fomos convidados para irmos até a cozinha onde aprendemos a receita de um pão de espinafre, patê de alface e suco de limão. Depois montamos nossos próprios sanduíches e experimentamos.
Participar desta oficina foi muito proveitoso e relevante, pois se alimentar de forma saudável é um habito que deve ser adquirido por todos. E o quanto mais cedo se aprende, melhor.



3 comentários:

  1. Maira
    Parabéns pelo estágio ficou ótimo!
    Tenho certeza que aprendeu muito.
    Essa etapa do curso de Pedagogia é decisiva para a BOA formação do Pedagogo.
    Desejo sucesso.....
    Att.
    Ivonete

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada prof. Ivonete.
      Aprendi muito de verdade. esse estágio foi maravilhoso! Agradeço de coração por sua orientação.
      Abraço!

      Excluir
    2. Obrigada prof. Ivonete.
      Aprendi muito de verdade. esse estágio foi maravilhoso! Agradeço de coração por sua orientação.
      Abraço!

      Excluir