Observação Participativa
Dias 01,02,03,07,08,09 de março
A escola onde foi realizada a Observação participativa foi um Centro de Educação infantil que atende os filhos dos funcionárias de um grande hospital de Curitiba.
O espaço físico da instituição encontra-se em boas condições de higiene, o ambiente é bem agradável e arejado. A escola dispõe de parquinho com grama sintética, brinquedos em bom estado, um salão onde são realizadas atividades de corpo e movimento que conta com blocos, tatame, bolas, espaguetes, instrumentos musicais além de outros materiais. O mobiliário é adequado, sendo que todas as salas possuem mesas e cadeiras em bom estado, tatame, armários e boa ventilação. A escola possui ainda um solário, que talvez seja o espaço menos aproveitado pelas crianças, pois apesar de algumas atividades serem realizadas lá, por ser no terraço é um local onde o sol bate muito forte e por esse motivo não dá pra deixar as crianças por muito tempo. Mas a gestora já está pesquisando a possibilidade de fazer uma cobertura com telhas transparentes, de modo que o sol não atrapalhe tanto, além de aproveitar melhor o espaço elaborando alguns cantos para que fique mais atrativo para as crianças. Existe também uma sala de artes com uma variedade de materiais e que é muito bem aproveitada e uma brinquedoteca com uma variedade de livros e fantasias. Além de um refeitório amplo para as crianças fazerem suas refeições, sala de amamentação e sala dos professores.
No primeiro dia do estágio conheci a diretora, que me recebeu atenciosamente e me prestou alguns esclarecimentos sobre suas funções no dia a dia da escola e posteriormente me apresentou a pedagoga que possibilitou o acesso ao PPP da instituição.Foi possível perceber que a gestora faz esforços para melhorar a qualidade da educação e aproximar as famílias da escola. A relação com os pais dos alunos é bem aberta e eles são autorizados a levarem seus filhos até a sala de aula, o que permite que tenham trocas diárias com as professoras e estagiárias a respeito das crianças.
Existe também uma preocupação em relação a melhoria dos espaços da escola e com a qualificação das docentes, com as quais são realizados cursos de formação periodicamente além de reuniões mensais com as professoras.Uma destas reuniões tive a oportunidade de acompanhar. A cada mês é abordado um tema diferente, e desta vez o assunto foi a importância do brincar na educação infantil.
No dia seguinte pude acompanhar algumas reuniões realizadas com as professoras semanalmente para conversar sobre o planejamento. A pedagoga chama individualmente cada uma das professoras para olhar seus cadernos com o planejamento semanal e ver se as atividades estão adequadas, fazer correções, observações e encaminhamentos.
Nos dias que sucederam acompanhei a pedagoga até as salas de aula para observar um pouco da rotina e realização das atividades.
Pude notar que o relacionamento entre a pedagoga e a diretora da escola, além de profissional é também de uma amizade que já dura alguns anos. Assim como o relacionamento das duas profissionais com as professoras, pois a maioria delas trabalha na instituição a muitos anos. Então o ambiente é bem descontraído.
A pedagoga é bastante presente no dia a dia de sala de aula. Visita frequentemente as salas durante o dia, observa a prática das professoras e algumas vezes participa de atividades que estão sendo realizadas. Enquanto que a diretora se preocupa não apenas com as questões administrativas, mas na escola como um todo, sendo bastante participativa na resolução de problemas enfrentados pelas professoras em questões que envolvem pais e alunos.
Através desse estágio pude perceber a importância da gestão escolar na transformação de uma escola que atenda as exigências de uma comunidade que está cada vez mais integrada com as questões educacionais. Além de possibilitar fazer a relação entre os conhecimentos teóricos obtidos no curso com a prática e a consciência de que é preciso trabalhar duro para se atingir qualidade no todo.
A necessidade de um processo de liderança está presente em todas as partes da sociedade. A liderança decorre de uma série características primordial, como visão de futuro, autocontrole, coragem e valores, sendo sua função essencial a junção das forças e ideias para a realização de um bem comum, através da motivação gerada na equipe em que sua influencia será exercida. Sendo assim, A Teoria das Relações Humanas contrapõe o comportamento social do empregado ao comportamento do tipo máquina proposto pela Teoria Clássica, baseado na concepção atomística do homem. (CHIAVENATO, 2003, pg.106)
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