Visita ao Instituto de Educação do Paraná
Hoje visitamos o Instituto de Educação do Paraná Professor Erasmo Pilotto. Fomos recepcionados pela professora Maria Doraci, que atua como coordenadora do curso de formação de docentes.
O Instituto desde a sua fundação é referência na formação de alunos normalistas. O curso de formação de docentes, antigo magistério, passou por diversas reformulações para se adequar as normas propostas da educação, bem como para atender as novas necessidades e anseios que permeiam o ambiente escolar.
Assim como o curso, a estrutura do Instituto também passou por modificações, incorporando uma sala direcionada ao brincar como forma de se alcançar o ensino-aprendizagem, chamada de briquedoteca. Participação em peças de teatro, oficinas, exposições, visitas à museus e casas de leitura também foram incorporados na grade curricular do curso, para tornar a formação dos futuros professores mais dinâmica, ampliando as possibilidades na construção do conhecimento.
A visita ao Instituto foi bem significativa, pois possibilitou aquelas que não fizeram magistério conhecer um pouco sobre o curso e um pouco da história de uma Instituição tida como referência na formação de docentes.
Observação:
Esta segunda visita ao instituto foi para observar a aula de uma das turmas de formação de docentes. Nos apresentamos ao professor, que nos recebeu bem, assim como as alunas, todas simpáticas e algumas delas bem brincalhonas.
Nesta aula de Metodologia da Educação Física, o professor havia pedido para que as educandas levassem planos de aulas elarados por elas em grupo. Ele as direcionou até uma quadra onde apresentaram o que tinham preparado. Alguns jogos e brincadeiras com bolas, bambolês.
Quanto a atuação do professor em sala de aula, não foi um ponto muito significativo na minha observação. O que se pode perceber foi uma certa falta de ânimo e motivação, além de uma notável dificuldade em conduzir, orientar e organizar os grupos para as apresentações dos planos de aula, além da falta de organização em deixar os materiais que seriam utilizados já preparados, o que teria poupado um bom tempo que foi perdido para providenciar tudo na hora e ter que mudar de um ambiente para outro. Mesmo assim as alunas se empenharam em se organizar e apresentar os planos de aula que haviam preparado. E assim participamos de todas as brincadeiras num clima bem descontraído.
Foi significativo poder ter um contato mesmo que breve, com a realidade do curso de formação de docentes e poder identificar algumas semelhanças e diferenças com a Pedagogia e ao mesmo tempo perceber algumas carências ainda existentes em ambos e poder refletir a esse respeito.
Alguns estudos mostram que o estágio deve ser tratado de forma abrangente,
indicando uma mudança na concepção desse componente curricular, vendo-o como um
processo que deve perpassar a formação do professor como um todo, em sua articulação com
os demais componentes curriculares e, principalmente, buscando construir uma nova proposta
calcada nos princípios de unidade teoria e prática, na tentativa de superar a dicotomia que sempre caracterizou esse componente no interior do curso de formação de professores em
função da estruturação curricular baseada em princípios da racionalidade técnica (PIMENTA,
LIMA, 2004; SILVA, MIRANDA, 2008; entre outros).
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