segunda-feira, 16 de maio de 2016
Estágio - Gestão Educacional - Caracterização
Caracterização do Espaço Escolar
ORGANIZAÇÃO GERAL
Identificação da Unidade Escolar:
Nome da Instituição: Centro de Educação Infantil Hospital Pequeno Príncipe
Entidade Mantenedora: Associação Hospitalar De Proteção à Infância Dr. Raul Carneiro
Localização: Avenida Iguaçu, 1438 - Água Verde - CEP: 80.250-190 - Curitiba - PR
Telefone: (41) 3310-1286 E-mail: creche@hpp.org.br
Caracterização da Estrutura Funcional da Escola
O Centro de Educação Infantil atende crianças na faixa etária de quatro meses a cinco anos. As crianças são distribuídas da seguinte forma:
Berçário I - Faixa etária de zero a 11 meses; capacidade para 15 crianças, 1 professor e 2 auxiliares em cada turno.
Berçário II – Faixa etária de 12 meses a 24 meses; capacidade para 10 crianças; 1 professor e 1 auxiliar em cada turno.
Maternal I – Faixa etária de 2 anos a 3 anos; capacidade para 12 crianças; 1 professor e 1 auxiliar para cada turno.
Maternal II – Faixa etária de 3 anos a 4 anos; capacidade para 15 crianças; 1 professor e 1 auxiliar para cada turno.
Pré I – Faixa etária de 4 anos a 5 anos; capacidade para 12 crianças; 1 professor para cada turno. Funciona de segunda à sexta, no horário das 06:30 às 19:15 horas, sendo que a permanência dos funcionários e atividades estão organizadas em dois turnos: manhã ( 06:30 às 12:30) e tarde (12:30 às 19:15).
As crianças permanecem de acordo com o horário de trabalho dos pais – podendo permanecer meio período ou período integral de acordo com a necessidade dos mesmos. Funciona durante onze meses do ano (fevereiro à dezembro), sendo o mês de janeiro destinado às férias dos funcionários.
Caracterização da Clientela Escolar
A clientela do Centro de Educação Infantil do Hospital Pequeno Príncipe são os filhos de funcionários do Complexo Pequeno Príncipe, instituição de assistência, ensino e pesquisa mantida pela Associação Hospitalar de Proteção à Infância Dr. Raul Carneiro, entidade filantrópica, de caráter beneficente e sem finalidade lucrativa.
A clientela possui um perfil bastante diversificado, tanto em termos de remuneração, nível sócio-econômico, quanto região habitacional, visto que os funcionários da Associação ocupam cargos diferentes e residem tanto próximos quanto distantes do local de trabalho.
A predominância em termos de nível sócio-econômico é a da classe média baixa, havendo participação, em menor número de crianças advindas da classe baixa e média. São atendidos filhos de funcionários de diversas categorias profissionais: serventes de limpeza e lavanderia, auxiliares de copa, cozinha e lactário, vigilantes, secretárias e recepcionistas, atendentes e auxiliares de enfermagem, enfermeiros, médicos e para médicos.
A grande diversidade profissional, social e econômica faz do centro de educação um espaço extremamente complexo e rico em termos de vivências e experiências históricas, culturais e sociais.
ESTRUTURA ADMINISTRATIVA
Regimento Escolar e Regulamento Interno
SUMÁRIO:
TÍTULO I – DAS DISPOSIÇÕES PREMILINARES........................................ 05
CAPÍTULO I – Da localização e propriedade .......................................... 05
CAPÍTULO II – Das finalidades ............................................................... 05
CAPÍTULO III – Dos Objetivos ................................................................. 05
TÍTULO II – DA ORGANIZAÇÃO E GESTÃO ESCOLAR ............................ 06
CAPÍTULO I – Dos profissionais do CEI ................................................. 07
Seção I – Da Estrutura de Recursos Humanos ............................. 07
Seção II – Das Atribuições da Diretoria Geral................................. 07
Seção III – Das Atribuições da Coordenação Administrativa .......... 08
Seção IV – Das Atribuições da Coordenação Pedagógica ............. 09
Seção V - Das Atribuições do Corpo Docente ............................... 10
Seção VI – Das Atribuições da Equipe Auxiliar de Serviços ........... 11
Seção VII – Das Relações Individuais e Coletivas de Trabalho...... 13
Seção VIII – Do Aperfeiçoamento dos Recursos Humanos............ 13
TÍTULO III – DA ORGANIZAÇÃO E REGIME DIDÁTICO............................. 13
CAPÍTULO I – Da oferta da Instituição .................................................... 13
CAPÍTULO II – Do Corpo Discente.......................................................... 14
CAPÍTULO III – Do Regime de Funcionamento....................................... 14
CAPÍTULO IV – Dos Currículos e Programas ......................................... 14
CAPÍTULO V – Da Avaliação ................................................................... 15
CAPÍTULO VI – Do Calendário Escolar ................................................... 16
CAPÍTULO VII – Da Matrícula ................................................................. 16
CAPÍTULO VIII – Da Frequencia ............................................................. 17
CAPÍTULOI IX – Dos Instrumentos de Registro e Escrituração............... 17
TÍTULO IV DOS DIREITOS, DOS DEVERES, DAS PROIBIÇÕES E DAS MEDIDAS DISCIPLINARES........................................................................... 18
CAPÍTULO I – Da Equipe Pedagógico-Administrativa, dos Docentes,
dos Educadores e da Equipe Auxiliar de Serviços............................ 18
Seção I – Dos Direitos .................................................................... 18
Seção II - Dos Deveres .................................................................. 19
Seção III – Das Proibições .............................................................. 19
Seção IV – Das Medidas Disciplinares ............................................. 19
CAPÍTULO II – Do Corpo Discente ............................................................. 20
Seção I – Dos Direitos ..................................................................... 20
Seção II– Dos Deveres .................................................................... 20
CAPÍTULO III – Dos Pais............................................................................... 21
Seção I – Dos Direitos ..................................................................... 21
Seção II – Dos Deveres ................................................................... 21
Seção III – Das Proibições............................................................... 22
Seção IV – Das Medidas Disciplinares ............................................ 22
TÍTULO V – DA AVALIAÇÃO INSTITUICIONAL........................................... 22
TÍTULO VI – DAS DISPOSIÇÕES GERAIS E TRANSITÓRIAS.................... 23
ATRIBUIÇÕES DO CORPO DOCENTE
Art. 22 – O corpo docente, responsável direto pelo processo educativo, será constituído por professores e auxiliares legalmente habilitados.
Art. 23 – O corpo docente será admitido pela direção e entidade mantenedora, observando as exigências legais.
Art. 24 – Compete ao corpo docente:
I – cumprir e fazer cumprir as determinações da Direção e as normas do estabelecimento;
II – participar das reuniões quinzenais para o planejamento e supervisão pedagógica das atividades a serem desenvolvidas com as crianças;
III – desenvolver atividades educativas, de acordo com o planejamento pedagógico semanal, organizando atividades que envolvam desde a entrada, à saída da criança;
IV – realizar atividades de recreação, levando as crianças ao parque para brincar ao ar livre e tomar sol;
V – desenvolver atividades relacionadas ao cuidado das crianças, como alimentação, higiene e sono, de forma a garantir o pleno desenvolvimento das mesmas;
VI – entregar, no final do plantão, as crianças aos pais informando-os a respeito da criança e das atividades do dia;
VII – entregar, ao final do mês, as fichas de freqüência para secretaria;
VIII – participar do programa de educação continuada, visando adquirir novos conhecimentos que possibilitem aumentar a qualidade de seu trabalho;
IX – estar atenta aos comportamentos das crianças, relatando aos serviços de pedagogia eventuais dificuldades;
X – realizar atividades de avaliação do processo de ensino-aprendizagem, relatando-as conforme procedimentos estabelecidos pela coordenação pedagógica;
XI – executar tarefas correlatas e/ou a critério do supervisor imediato.
Planejamento
• O PPP ou Plano da Escola é utilizado para elaboração dos planos de ensino? Como é organizada a semana de planejamento? Como são elaborados os planos de ensino (os professores isoladamente ou em conjunto?).
Planejamento Pedagógico Modular:
Os módulos são unidades/ projetos de trabalho, que envolvem toda a escola. Têm duração média de três meses. O processo de planejamento modular implica uma etapa inicial, na qual as diversas coordenações se reúnem para traçar diretrizes básicas e em seguida ocorre o detalhamento do trabalho pedagógico junto à equipe de professores. Durante a execução, cada módulo passa por um processo de avaliação, que resulta em fornecimento de dados para reorientação da prática dos profissionais e familiares.
• Qual periodicidade e sistematização dos Planos de Ensino? Existe apoio pedagógico para os docentes?
O plano de ensino é realizado pelas professoras semanalmente, onde a coordenação traz recursos como: livros didático, livros de literatura infantil, jogos educativos, entre outros.
Reuniões
• De pais e professores: são realizadas 3 reuniões de pais e professores no ano letivo, tem como finalidade estabelecer relações entre pais e professores com objetivo de compartilhar interesses e missões tendo em vista os benefícios para o aluno.
• Pedagógicas: (periodicidade, finalidade, tipo): são realizadas periodicamente, onde a direção e a coordenação trazem melhorias para o Centro de Educação Infantil, dando oportunidade para que professores (as) e auxiliares exponham novas ideias de melhoria para o ensino da instituição.
É realizado semanalmente reuniões de apoio pedagógico para que as professoras possam elaborar o plano de aula semanal, onde estarão trocando ideias e buscando novos recursos.
• Atendimento da coordenação, orientação e supervisão com os professores, alunos e pais:
A coordenação pedagógica, supervisores, secretarias(os) e professores (as) estão disponíveis no horário de funcionamento do Centro de Educação Infantil, para orientações e esclarecimentos
tanto de pais como de funcionários, a diretora geral do CEI tem disponibilidade apenas com horário marcado.
Plano de Formação Continuada dos Recursos Humanos
O Centro de Educação Infantil instituiu desde seu credenciamento o Programa de Educação Continuada aos Professores, constituindo um espaço destinado à reflexão e aprimoramento, tendo como foco a reflexão sobre a educação infantil, os saberes docentes, desenvolvimento infantil, entre outros, bem como a capacitação do professor no que tange à utilização de recursos didático-pedagógicos, estratégias, metodologias de ensino e de avaliação. Também estão inseridos aspectos relacionados à inclusão e relações étnico-raciais, com o objetivo de instrumentalizar professores e auxiliares na condução de ações de inclusão e afirmação.
No contexto da educação continuada, também é importante ressaltar que no ano de 2009 a instituição estabeleceu um convênio técnico com a Secretaria Municipal de Educação, o qual possibilita a inserção do corpo docente no programa de capacitação técnico-pedagógica da entidade.
Além destes, a política de capacitação prevê a concessão de bolsas parciais ou integrais para os cursos de formação, bem como a participação em atividades e eventos científicos. O objetivo é a valorização permanente do professor, especialmente em sua titulação e capacitação profissional.
O Centro de Educação Infantil oportuniza o aperfeiçoamento de seus funcionários técnico-administrativos, através do desenvolvimento de políticas que contemplam educação continuada, treinamentos, participação em cursos e processo de auto-avaliação e avaliação.
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