Observação e assistência - Educação especial
A turma estagiada é de uma classe especial de uma escola Municipal de ensino regular. O atendimento se dá somente no turno da manhã e conta com uma professora regente e outra professora que auxilia em alguns dias da semana.
A turma é composta por 12 alunos com idades entre onze o quinze anos de idade.
Nesse
primeiro dia de estágio foi possível observar que o espaço físico da classe é como o de uma sala de aula comum. Não existe nenhum tipo de
adaptação diferenciada.
Segundo
relato da professora não existe material adaptado, ela utiliza o que
tem fazendo as adaptações de acordo com as necessidades dos alunos. São utilizados materiais como:
ábaco, material dourado, jogo da memória e outros materiais encontrados em
turmas não especiais.
A sala é
limpa e iluminada e as carteiras são organizadas em fila, como nas outras
salas.
A recepção tanto por parte dos alunos como da professora foi boa, e foi possível contribuir prestando assistência aos alunos com maiores dificuldades.
A aproximação da realidade possibilitada pelo estágio supervisionado e a prática da reflexão sobre essa realidade tem se dado numa solidariedade que se propaga para os demais componentes curriculares do curso, apesar de continuar sendo um mecanismo de ajuste legal usado para solucionar ou acobertar a defasagem existente entre conhecimentos teóricos e atividade prática. (VASQUEZ, 2001,p.241).
Maíra, seu blog está muito bom, você fez boas relações teoria-prática!
ResponderExcluirSugiro que no próximo, apresente maiores detalhes sobre a observação e análise.
Parabéns pela conquista de mais um estágio!
Abraços