sábado, 16 de maio de 2015

Estágio - Educação Especial 24/03/2015


Observação e assistência - classe especial

Os alunos encontram-se em diferentes níveis de aprendizagem . Cerca de metade da turma já está alfabetizada. Outros ainda em fase de desenvolvimento da escrita e leitura. Um aluno que está começando a reconhecer as letras agora e apresenta uma leve dificuldade motora.
A professora relata que está com esta turma a 2 anos, e quando eles chegaram ainda sem saber ler e escrever.
Ela utiliza diariamente um livro didático de nível de segundo ano e a maioria consegue desenvolver as atividades, porém alguns necessitam de maior auxílio e levam mais tempo na realização das tarefas.

Apenas para este aluno, que apresenta maiores dificuldades, as atividades são diferenciadas. Enquanto o restante da turma faz as atividades do livro, ele realiza atividades como: encontrar e recortar em revistas letras que a professora escreve no caderno, pintar desenhos ou jogo da memória. Porém ele necessita de acompanhamento individual o tempo todo, por que se distrai com muita facilidade. A professora fala bem pausadamente e olhando nos olhos para que ele entenda o que ela está propondo.

Segue abaixo um link da revista Nova Escola sobre formas criativas para estimular a mente de alunos com deficiência intelectual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário