Observação e assistência - classe especial
Os alunos
encontram-se em diferentes níveis de aprendizagem . Cerca de metade da turma já
está alfabetizada. Outros ainda em fase de desenvolvimento da escrita e
leitura. Um aluno que está começando a reconhecer as letras
agora e apresenta uma leve dificuldade motora.
A professora
relata que está com esta turma a 2 anos, e quando eles chegaram ainda sem saber ler e escrever.
Ela utiliza diariamente um livro didático de nível de segundo ano e a maioria consegue
desenvolver as atividades, porém alguns necessitam de maior auxílio e levam
mais tempo na realização das tarefas.
Apenas para
este aluno, que apresenta maiores dificuldades, as atividades são
diferenciadas. Enquanto o restante da turma faz as atividades do livro, ele realiza atividades como: encontrar e recortar em revistas letras que a professora escreve
no caderno, pintar desenhos ou jogo da memória. Porém ele necessita de
acompanhamento individual o tempo todo, por que se distrai com muita
facilidade. A professora fala bem pausadamente e olhando nos olhos para que ele
entenda o que ela está propondo.
Segue abaixo um link da revista Nova Escola sobre formas criativas para estimular a mente de alunos com deficiência intelectual.
Nenhum comentário:
Postar um comentário