sexta-feira, 22 de maio de 2015

Estágio Educação Especial - Caracterização da escola


Caracterização do Espaço pedagógico


Identificação da unidade escolar

A escola oferece as modalidades de ensino: Integral, regular e educação especial
Níveis:Educação Infantil e ensino Fundamental

 Integral:
Os responsáveis que optam por essa modalidade de ensino têm à sua disposição 120 vagas para o período das 08 às 16 horas e 150 vagas para o período das 09 às 17 horas. Esses educandos permanecem por 8 horas em nossa escola, subdivididas em 3 horas nas oficinas do Complexo II, 4 horas de atividades no Complexo I e 1 hora de almoço, sendo que a escola adota a modalidade de aluno integral inserido no ensino regular.

Regular:
Os responsáveis que optam por essa modalidade de ensino têm à sua
disposição 380 vagas no período da manhã – das 08 às 12 horas - e 380 vagas para o período da tarde – das 13 às 17 horas. Nesse período de 4 horas realizam as atividades no Complexo I, apenas do ensino regular, nas modalidades educação infantil e ensino fundamental de nove anos.
Caracterização da Clientela Escolar:
A escola atende os alunos dentro da faixa etária de quatro a cinco anos para o Pré-escolar e de seis aos dez anos para o Ensino Fundamental de nove anos
A instituição conta com uma sala destinada a crianças com Necessidades Educacionais Especiais, com 10 vagas para o período da manhã, no horário das 08 às 12 horas. Para que possa ser matriculado nessa modalidade de ensino, o aluno precisa passar por Avaliação Diagnóstica Psicoeducacional com indicativo para Classe Especial, que tem suas diretrizes curriculares considerando o respeito às diferenças e dificuldades individuais.

 Articulação da Instituição com a comunidade

A escola foi inaugurada em 1983 e está localizada no bairro Cidade industrial de Curitiba, com população de 157.461 habitantes e renda média mensal dos responsáveis pelos domicílios de 4,23 salários mínimos, de acordo com dados censitários levantados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no Censo Demográfico de 2000. De acordo com o Caderno de Resultados de Desempenho da Rede Municipal de Ensino de Curitiba - Prova Brasil 2005, a escola atende não somente a clientela de seu entorno, como também a um público que ultrapassa os limites do bairro, visto sua educação de caráter integral. Em levantamento de dados por meio de questionário enviado aos pais, em uma amostragem de 25% do total de alunos matriculados, 63,8% das famílias tem apenas um filho matriculado nessa escola, 25,5% tem dois filhos matriculados e 5,5% tem três ou mais filhos matriculados. 56% dos alunos residem com seus pais, 30% apenas com a mãe, 5,5% apenas com o pai e 5% com os avós. Recebem o Benefício do Bolsa –Família 14,5% dessas famílias. A maioria dessas famílias é composta por quatro pessoas (30,5%), seguida de famílias com cinco integrantes (19,4%), 17,22% são compostas por cinco ou mais pessoas e apenas 3,88% por duas pessoas. A religião praticada por 51,6% das famílias é a Católica, seguida pela Evangélica – 49,4%.Como fonte de lazer a grande maioria das famílias (66,6%) costuma visitar parentes ou amigos. Quanto ao grau de instrução, 25% dos responsáveis têm o ensino fundamental completo e 23% o tem incompleto. 22,22% tem o ensino médio completo e 14,44 % tem o ensino médio incompleto. 1.6% tem o ensino superior completo e 5,5 % tem o ensino superior incompleto. 7,7% não se pronunciaram. No entorno da escola há um comércio variado, de pequeno e médio porte, que atende à demanda da comunidade no que diz respeito a panificadoras, açougues, mercados, lojas de roupas, calçados e móveis, além de prestadores de serviços e Clínicas Médicas e Odontológicas particulares. Nos fundos da escola há um bosque de livre acesso a toda a comunidade, que também conta com praças equipadas com brinquedos e canchas esportivas para os momentos de lazer. A escola possui doze (12) salas de aulas utilizadas para turmas e laboratório de informática, com 19 equipamentos. Conta, no ano de 2006 com 692 alunos matriculados, dos quais 121 na Etapa Inicial; 275 no Ciclo I; 279 no Ciclo II; 10 em Classe Especial. Para as turmas do Pré-escolar a escola conta com 2 salas adaptadas à faixa etária, além de jogos e material complementar adequado ao trabalho pedagógico. Todas as salas do Complexo I são equipadas aparelhos Microsystem e com televisores interligados e conectados a vídeo e DVD. Para Classe Especial há uma sala especialmente adaptada a essa função, equipada com os equipamentos já citados, além de jogos e materiais complementares. Para o atendimento aos portadores de Necessidades Especiais a escola conta com rampas de acesso aos pátios e suas salas de aula são niveladas, sem degraus de entrada, além de possuir um banheiro adaptado. Quanto à Educação Infantil a escola precisa adequar banheiros (masculino e feminino), possuindo duas salas de aula com mobiliário adequado à idade.


 Proposta pedagógica

O currículo deve envolver a totalidade dos conhecimentos, articulando as áreas do conhecimento, de forma que o aluno possa visualizar a realidade, como uma rede que facilite as aprendizagens e possa propor soluções aos problemas que a ele se apresentem. Práticas e saberes devem se articular e complementar para se efetivar a aprendizagem. A organização desse currículo é ponto de partida e resultado das relações 33 de troca, investigação e integração entre as áreas, que cooperam para a formação humana em todas as suas dimensões, e relacionada intimamente com o social, cultural, político, econômico, ético, étnico – racial e histórico em que vive o aluno. Partindo desses princípios esse aluno poderá desenvolver habilidades, conhecimento e competências que lhe permitam analisar, refletir e atuar na realidade em que está inserido, buscando não apenas conhecê-la, mas também transformá-la.

 Objetivos Gerais da Educação Especial

· Possibilitar o acesso e a permanência na escola de crianças e jovens com necessidades especiais, garantindo aos mesmos a apropriação ativa e crítica do conhecimento científico.
· Possibilitar o desenvolvimento global das potencialidades do aluno, atendendo aos princípios gerais da Política Nacional de Educação Especial, em consonância com as Diretrizes Curriculares Para a Educação Municipal de Curitiba. 42
· Garantir o acesso aos conteúdos básicos que a escolarização deve proporcionar a todos, distinguindo-se por oferecer atendimento de caráter transitório.

· Assegurar a igualdade de oportunidades aos estudantes, de forma a promover a sua inserção gradativa nas classes comuns do Ensino Regular, de maneira efetiva.

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