sábado, 16 de maio de 2015

Estágio - Educação especial 26/03/2015


Observação e regência - Classe especial

A relação dos alunos entre si, no geral é tranquila. Apesar de alguns apresentam condutas típicas e algumas vezes entrarem em conflito  a professora tem um bom domínio para contornar estas situações.
Foi possível notar também que na maior parte do tempo eles se ajudam na realização das tarefas, e até em cuidados, principalmente com  aquele menino que tem mais dificuldades e é o mais novo entre eles. Num momento de aula de ciência no espaço externo da escola uma aluna ficava sempre cuidando dele, quando ele corria ela ia atrás e o segurava pela mão.
A professora incentiva os alunos na questão do respeito, cooperação e cuidado com os colegas. 

Segundo Piaget apud La Taille (1992, p. 61):
O aspecto afetivo em si, não pode modificar as estruturas cognitivas embora, ele possa influenciar na mudança das mesmas, não existem estados afetivos sem elementos cognitivos, assim como não existem comportamentos puramente cognitivos. Nessa perspectiva o papel da afetividade é funcional na inteligência. Ela é a fonte de energia de que a cognição se utiliza para seu funcionamento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário